Os empréstimos de Mateus Fernandes ao Estoril no início da temporada e de Dário Essugo em janeiro estão a cumprir os objetivos estabelecidos. Ambos os médios estão a receber os minutos de jogo que não teriam no Sporting, o que tem contribuído para acelerar e consolidar o seu desenvolvimento.
De acordo com o jornal A BOLA, como resultado, estão previstas como apostas certas para a próxima temporada. Atualmente, o plano delineado pela administração do Sporting para o mercado de verão não inclui investimento num médio, pois conta com os jogadores que já estão no clube e com os jovens talentos que estão a ganhar experiência na Liga através dos empréstimos.
No Estoril, Mateus Fernandes tem estado em destaque. O médio de 19 anos participou em 28 jogos, sendo titular em 23 deles. Rúben Amorim já manifestou a sua confiança no jogador, sugerindo que pode regressar à equipa principal na próxima época.
Natural de Olhão, Mateus Fernandes chegou ao Sporting em 2016/2017, nas camadas jovens. Na temporada passada, teve uma participação preferencialmente na equipa B e nos sub-19, estreando-se pela equipa principal com sete participações. Antes de se juntar ao Estoril nesta temporada, fez uma aparição pela equipa principal do Sporting.
Por sua vez, Dário Essugo, de 19 anos, está emprestado ao Chaves desde janeiro. Apesar de ter participado em dez jogos pelo Sporting esta época, apenas jogou em quatro na Liga. No Chaves, tornou-se um titular indiscutível desde a sua estreia em fevereiro, com sete jogos disputados.
O Sporting espera que ambos os jogadores continuem a crescer e conta com eles na pré-temporada de 2024/2025.